Competências
Dentre as atividades e rotinas a serem desenvolvidas na Tesouraria, estão:
Controle dos recebimentos (receitas);
Controle dos saldos bancários por contas/banco/fontes de recurso;
Controle das despesas bancárias por contas/banco/fontes de recurso;
Emissão de notas de empenho;
Verificação do cadastro do credor na emissão do empenho (Razão Social, CNPJ, endereço, inscrição estadual,
banco, agência, conta bancária);
Verificação da regularidade das certidões (INSS e FGTS);
Acompanhamento da execução financeira dos contratos;
Liquidação virtual;
Conferência e tributação de notas fiscais enviadas para liquidação;
Emissão de notas de despesa extra orçamentária para registro de retenções;
Execução de pagamentos (financeiro e contábil);
Conferência bancária (conciliação);
Elaboração de demonstrativo de saldos financeiros por grupos de contas;
Acompanhamento da execução orçamentária por fonte de recurso (se existe saldo na fonte de recurso – arrecadado x
empenhado)
Apuração do PASEP e emissão de guia de recolhimento para pagamento (encaminhar comprovante para a
Contabilidade fornecer as informações à RFB através da DCTF);
Executar a análise das prestações de contas de adiantamentos;
Elaborar projeção de fluxo de caixa;
Projetar e realizar ações para suprir eventuais insuficiências financeiras;
Elaborar o Planejamento de Tesouraria;
Coordenar reuniões e apresentar resultados à Diretoria;
Arquivar e organizar documentos.