TALISMÃ E ALVORADA REALIZAM PALESTRAS SOBRE COMBATE ÀS QUEIMADAS NA ZONA URBANA E RURAL

12/10/2021 às 17:32 - Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de Talismã e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Alvorada realizaram, no período de 21 de setembro a 09 de outubro, diversas palestras educativas para orientarem sobre,  o uso correto do fogo, a prevenção e combate as queimadas e também monitoramento remoto”. Por último, o público-alvo foram os alunos do ensino médio que fazem parte do Projeto Interdisciplinar Geografia/Sociologia, do Colégio Estadual de Talismã, coordenado  pela Professora Rosiane, que receberam 05 sessões em dias intercalados, isto porque as ações foram realizadas por sala, já em Alvorada os estudantes participaram em dois períodos, (matutino e vespertino) e o trabalho foi realizado da Quadra coberta da unidade Escolar.

“Tentamos conscientizar as pessoas para que evitem atear fogo em lixo e vegetação, principalmente nesse período, quando a temperatura está muito elevada, a umidade do ar baixa e a vegetação muito seca”, explica  o Secretario de Meio Ambiente de Alvorada, Nilton Tavares.

A orientação é para que os agricultores deixem para queimar as áreas de plantio somente após as vigências do DECRETO FEDERAL Nº 10.735, DE 28 DE JUNHO DE 2021, que proíbe o emprego do fogo em práticas agropastoris e florestais de todo o Brasil pelo prazo de 120 dias, e também a Portaria Naturatins nº 118/2021, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), suspende de 20 de julho a 20 de novembro deste ano, a emissão e a vigência das Autorizações Ambientais de Queima Controlada (AQC), em todo o território do estado do Tocantins.

Já as queimadas urbanas, a comunidade deve evitar o uso do fogo para queimar lixo domésticos e outros resíduos, tendo em vista os efeitos nocivos da fumaça.

“Já fizemos várias ações como essas nas comunidades e continuaremos até o final do período de estiagem”, garantiu o Secretario de Meio Ambiente e Defesa Civil de Talismã, João Carlos Lopes, que no geral, falou para um público de alunos e servidores das unidades escolares.

Valendo ressaltar que as palestras tiveram inicio no Dia da Arvore (21/9) Em Alvorada e encerraram no último dia 09 em Talismã. O 1° Tenente PM Delmar Bezerra, Diretor do Colégio Militar (Alvorada) e a Professora Rosiane (Talismã), proporcionaram aos alunos conhecimentos técnicos e práticos sobre o trabalho de prevenção, monitoramento e combate as queimadas e aos incêndios florestais.

A iniciativa das Palestras foi articulada em parceria com o Colégio Estadual de Talismã, Colégio Militar do Estado do Tocantins Adjulio Balthazar (Alvorada), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Alvorada e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de Talismã.

As pessoas interessadas em agendar as palestras podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Alvorada ou com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de Talismã, gratuitamente através dos telefones (63) 3353-2482 (Alvorada) (63) 9 8473 - 1148 (Talismã),  ou através de ofício encaminhado às suas sedes,

Secretaria Municipal de Meio Ambiente: Rua 7 Setembro, s/n CEP 77.480-000 - Alvorada do Tocantins - TO. Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de Talismã: Av. Rio Formoso S/Nº - Centro - Cep. 77483-000 - Talismã - Tocantins - Brasil. Contato: 63 3385 - 1246 - Plantão 63 98473-1148- Segunda à Sexta das 07h às 11h e das 13h às 17h.

Está ação faz parte do ICMS-ECOLÓGICO dos municípios.

VER TAMBEM:

Alvorada e Talismã Comemoram Dia da Árvore com Palestra em Parceria com Colégio Militar de Alvorada.

GUARDIÕES DA AMAZÔNIA

RAMMB MONITORAMENTO