• INÍCIO
  • A CIDADE
  • INSTITUCIONAL
  • SERVIÇOS
  • COVID-19
  • TRANSPARÊNCIA
  • CONTATO
  • Bem vindo ao portal da Prefeitura de Alvorada

    Estrutura Organizacional

    Competências

    É um serviço inserido no âmbito da Proteção Social Especial de Média complexidade. Presta ações de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

    Com a realização constantes de palestras, as técnicas do CREAS, além de suprir com a missão de salutar de prevenção, combate e/ou superação da situação o de violência vivenciada, também possibilita a busca ativa através da ampla divulgação dos serviços pelos técnicos , nas ruas do município e atividades desenvolvidas dentro do órgão. Sendo assim, quando o individuo vivencia uma situação de violação de direitos, ele percebe de imediato que existe uma equipe especializada para ampara-los.

    Busca ativa através de palestras educativas ( Escolas, CRAS e comunidades);

     Encaminhamentos para serviços intersetor ais;

    Trabalho integrado com o Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Assessoria Jurídica Municipal, Delegacia, Ministério público, assim como, demais programas da rede socioassistencial;

    Prevenção e combate contra crianças e adolescentes, idosos, mulheres e deficientes;

    Contribuição para o fortalecimento e articulação da rede sócio assistencial e do sistema de Garantia de Direitos; 


    Busca ativa através da equipe nas ruas do município:


    Os temas explanados geralmente se encaixam em :

    Violência Domestica- Roda de conversa, ás 09hrs;

    Violência Contra Crianças e Adolescentes- Ação realizada com os pais ás 16hrs;

    Violência Contra Mulher- Lei Maria da Penha, ação desenvolvida com as famílias do PAEFI ás 19hrs;

    Trabalho Infantil-ação- Realizada em parceria com o Conselho Tutelar, e distribuição de folders e panfletos informativos a ação será desenvolvida durante todo o horário normal;

    Violência contra os Idosos- Palestras com os idosos com os técnicos da saúde ás 08hrs;

    Drogas- Ação realizada nas escolas da rede municipal e estadual com os técnicos do CREAS/ CRAS/ Conselho Tutelar pelo horário matutino e vespertino;

    A Campanha de Combate á exploração e abuso Sexual de criança e Adolescente- Terá mais uma ação importante na manhã desta terça-feira, promovida pela Secretária de Ação Social através do CREAS-Centro de referencia Especializado de Assistência Social. A iniciativa visa fortalecer a campanha de Combate ao abuso Sexual e á Exploração Sexual Contra Crianças e adolescentes. Durante todo o mês de maio as ações foram realizadas pela a Equipe do CREAS, Conselho Tutelar.

    O PAEFI oferece atendimento a indivíduos e famílias em diversas situações de violação de direitos, como violência (física, psicológica e negligencia, abuso e/ou exploração sexual), afastamento do convívio familiar devido á aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção; tráfico de pessoas; situação de rua; mendicância; abandono; vivencia de trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual ou raça/etnia e outras formas de violação de direitos decorrentes de discriminação ou submissões. 

    - A equipe desenvolve um trabalho com essas famílias são formados grupos com os mesmos todas as quintas-feiras ás 09hrs a cada encontro um tema abordado com o objetivo de esclarecer dúvidas e orientar o público alvo deste programa.